21 de Maio de 2014, 15:43
Na Cimeira da CPLP, Timor-Leste e Portugal irão procurar formalizar esta cooperação, em que Portugal irá focar-se na área da saúde materna e nutrição.
A delegação de Timor-Leste chefiada pelo ministro da saúde Sérgio Lobo aproveitou e convidou o seu homólogo de Portugal Paulo Moita de Macedo, para visitar Timor-Leste durante a Cimeira da CPLP, no próximo mês de Julho.
Sérgio Lobo também recebeu um convite para visitar Portugal, com o objectivo de fortalecer mais a cooperação entre Timor-Leste e Portugal, principalmente na área de emergência, uma vez que vai trabalhar em conjunto com o Instituto de Emergência Médica de Portugal (INEM) aproveitando para vêr as facilidades das instalações de saúde e instalações farmaceûticas, segundo o ministério de saúde.
Portugal destacou-se, recentemente, entre os dez países no mundo com mais seguro para o pré-natal (desde bebé até aos 28 dias) onde vão nascer; e na mortalidade infantil (a crianças menos cinco anos). Portugal tem uma taxa muito pequena de mortalidade infantil.
Mesmo que Timor-Leste consiga reduzir a taxa de mortalidade infantil, ainda existem muitas áreas que é preciso melhorar, na saúde, segundo o ministério.
Através do INEM, Portugal vai enviar especialistas na área da emergência médica para Timor-Leste.
Com objetivo para organizar e melhorar os serviços da emergência em Timor e identificar também qual a área necessária para formação.
Timor-Leste tem falhas nas áreas médica e paramédica, do qual necessita de apoio e capacitação de Portugal.
Durante esta cimeira irão realizar uma cooperação na área do medicamento. Portugal está disposto a mandar técnicos na área de aprovisionamento e regulamentação dos medicamentos para Timor.
O país português ira esperar por Timor-Leste para definir os termos de referência e condição de serviço e irá apoiar igualmente a regulamentação do setor privado de saúde em Timor-Leste.
Link:
http://noticias.sapo.tl/portugues/info/artigo/1385852.html
0 comments:
Post a Comment
Note: only a member of this blog may post a comment.